Vídeo Review: Windows 8 em Ultrabook com tela Touchscreen
Foto: Testando o Windows 8 em um Ultrabook com tela Touchscreen
Quando a Microsoft lançou o Windows Phone meus olhos brilharam. Achei a interface fantástica e assumo que só não troquei de aparelho porque uma das minhas redes sociais preferidas é o Instagram. Infelizmente como ele não roda no Windows Phone (até hoje), acabei desistindo.
Por isso eu estava extremamente ansioso pelo lançamento do Windows 8. Ele teria a mesma interface do celular e isso por si só já era um ótimo chamativo. Porém, talvez por excesso de expectativa ou por frustração mesmo, a usabilidade da interface Metro no desktop me decepcionou. Além daqueles ícones grandes para clicar com uma seta minúscula do mouse não fazerem muito sentido, a usabilidade do próprio Windows ficou meio confusa. A retirada do botão iniciar do dashboard deixou o simples trabalho de abrir um aplicativo num caminho de pelo menos 3 cliques.
Mas no fundo, além da frustração batia a curiosidade: Como será a usabilidade do Windows 8 em uma tela Touch? Eu via que, no fundo, o desktop não era o computador ideal para aquele sistema operacional. Ou até pode ser, mas com monitores touch screen. Fiquei com essa pulga atrás da orelha por uns meses, até o dia que a Microsoft me emprestou um Ultrabook Sony Vaio com tela Touch para eu tirar essa dúvida durante a Campus Party. Não é daqueles notebooks que vira a tela nem daqueles que a tela se solta do teclado, mas já dá para ter uma ideia de como funciona o sistema!
Primeira coisa que me chamou a atenção foi poder dar zoom nas coisas usando o movimento de pinça. Ok! Isso existe nos iPhones desde 2007, mas poder fazer isso no Windows (aquele sistema operacional que mexo desde 1993) era uma super revolução!
Outra funcionalidade interessante é o multi toque. Testei o Paint brush e ele aceitou normalmente 10 pontos simultâneos na tela (ok, na foto só tem 5, mas alguém precisava bater a foto :p ).
Além disso, o sistema já está totalmente preparado para ser usado sem teclado e mouse. Tudo pode ser acessado facilmente usando os dedos, ou seja, aqueles ícones grandes passaram a fazer mais sentido. Afinal apontar com o dedo é bem menos preciso do que clicar com o mouse! Qualquer ação que você fizer e que necessita de teclado automaticamente o teclado virtual. OK! Isso não é novidade para quem usa smartphone, mas é como eu já disse… num sistema operacional para PCs é algo que chama a atenção!
Foto: Teclado e botões grandes para usar o Internet Explorer. No Touchscreen esses botões grandes fazem muito mais sentido!
No mais, lembro que num nerdcast sobre mobilidade fizeram a pergunta “O que você espera do futuro?”. Respondi que todos os dispositivos (smartphone, tablet e PC) irão se converter para um único dispositivo. No Windows 8 comecei a sentir que isso não está muito longe, já que embora os hardwares (câmera, celular, calculadora, TV, etc) sempre trabalharam duro para essa multi-funcionalidade, os sistemas operacionais sempre deixavam os PCs num mundo a parte.
Quem sabe algum dia eu receba um email no meu mini CeluTabletPC com um pedido para alterar um arquivo do Photoshop e possa fazer isso diretamente do dispositivo, sem precisar recorrer a aplicativos na internet e sem precisar sacar um notebook. Mas claro, sempre usando o Mouse, porque jamais vou conseguir usar touchpad nem tela touchscreen para fazer qualquer trabalho!
(Melhor eu registrar “CeluTabletPC” no INPI para ver se ganho algum trocado no futuro)
Legal Jon, o SURFACE PRO deve ser o HW perfeito para o Winndows 8. Vou para os USA testar depois te falo.
Jonh, como ativar o touch screen no ultrabook da sansung geração 5, só estou conseguindo usar o touchpad, você sabe qual caminho devo tomar para utilizar o touch screen?