Um dos motivos pelo qual chamei o Infopod de “O blog de tecnologia que não falou do iPhone” foi porque gosto de dar minha opinião depois de ter um aparelho em mãos. Quando o iPhone “1” chegou ao Brasil, todo mundo já tinha falado dele, então achei que não precisava comentar mais nada.

Mas agora tive a oportunidade de pegar um iPhone 4 para brincar um pouco. Não vai ser um review completo, já que fiquei com ele somente algumas horas, mas depois vou fazer um entrevista com o Rogério Bonfim (@goodend), um dos poucos proprietários desse celular no Brasil.

(ps: Como ainda não editei o vídeo review, depois subo ele aqui)

1- Por fora

Ao contrário das outras versões do iPhone, o iPhone 4 não é “iPhoneforme” e, embora à primeira vista pareça o contrário, ele é mais fino que seu antecessor (segundo a Apple, 24%).

Não tive coragem de fazer o Crash Test (re re re re), mas a borda de aço escovado aparentemente dá uma maior resistência ao aparelho. Essa parte também funciona como uma antena, ajudando na recepção de sinal da operadora (os presidiários irão adorar). Ah, e antes que perguntem, o dono do aparelho não percebeu a queda de sinal ao segurar o iPhone 4 com a mão esquerda.

Além da borda, outra coisa legal é que os botões também são de aço escovado, deixando o aparelho muito mais elegante.


Parte de cima: Entrada de fone de ouvido e botão para desbloquear o aparelho


Parte de baixo: Caixinhas acústicas, conector para fonte/troca de dados e PARAFUSOS – A assistência técnica agradece!

Lateral direita – nada de mais.

Outra novidade que passa desapercebido é a câmera para vídeo conferência na frente do aparelho. Essa chegou com uns 5 anos de atraso…

Falando em câmera, o iPhone 4 vem com Flash de led que, como todo flash de led, não é nenhuma maravilha…

2- A tela

Isso sim é de apaixonar! A definição de 960×640 pixels é MUUUUUUUUUUUUUITO superior aos 480×320 pixels do iPhone 3G! A diferença chega a ser gritante! Veja 2 screenshots com os ícones dos aplicativos do Habibs (em baixa definição) e do Safari, no iPod Touch e no iPhone 4.

Para ver a diferença na tela, olhe o ícone do Maps no iPhone 4 e no iPod Touch (que é a mesma definição do iPhone 3G)

3- Câmera fotográfica

A qualidade da foto do iPhone 4 não é fantáááááástica, mas é superior que a do iPhone 3G. Se fosse dar uma nota de zero a 10, sendo zero para as fotos do Nokia E71 e 10 para o LG Renoir (que é a melhor câmera de celular que já testei), daria 7 para as fotos do iPhone 4.

Segue abaixo uma sequência das fotos do teclado do meu netbook de um Nokia E71, de uma Canon S2/IS (câmera fotográfica) e do iPhone 4 com luz artificial e sem flash.

Com luz natural, o iPhone até que manda bem.

Mas o fato que mais me impressionou no iPhone 4 foi o zoom. Embora seja um zoom digital, a velocidade do foco e a qualidade da imagem são incríveis! Abaixo 2 fotos tiradas na mesma distância das fotos anteriores:

Conclusão:
Como fiquei pouco tempo com ele, não posso falar sobre duração da bateria, qualidade de sinal, velocidade do processamento, qualidade da multi-tarefas, etc. Pretendo falar sobre isso no próximo post, quando conseguir entrevistar o Rogério Bonfim. Se alguém quiser deixar alguma pergunta para eu fazer, é só deixar um comentário! Mais tarde também subo o vídeo (assim que editar).

Pelo que vi,  as novidades dele são bem interessantes. Mas acho que só vai valer a pena pegar um iPhone 4 se você for comprar um telefone novo porque o antigo quebrou ou se tiver um dinheirinho extra sobrando. Trocar o 3G pelo 4 simplesmente por trocar é um gasto relativamente alto perto do benefício que o aparelho dará. Principalmente porque, conhecendo o Brasil, esse telefone vai custar o olho da cara.

Ps: As fotos em alta definição estão no meu flickr.