Hoje estava sem saber o que escrever. Então parti para mais um momento [jingle] “Alguém caiu aqui poerguntando por _ _ _ _ e não encontrou a resposta” [/jingle]

Mata Mosca

Jogo “Selecione a Mosca” – Micro&gene

“como utilizar informática nas aulas de biologia”

Isso realmente é bem difícil. Temos problemas que vão desde o software suportado até a habilidade dos alunos com o computador. Na escola que eu dei aula de informática os computadores sequer tinham CD-ROM. Já numa outra escola onde computador é o que não faltava, os alunos simplesmente ficavam tão maravilhados com os computadores que sequer prestavam atenção na aula.

Levar os alunos aos computadores requer muito planejamento. Na minha opinião, o mais importante é saber o público-alvo.

Se a maioria de seus alunos raramente tem contato com um computador, eu acho mais interessante aproveitar e fazer com que eles aprendam a buscar determinado assunto. Escolha sempre um tema JÁ ABORDADO EM AULA. Assim o aluno pode aprender a fazer uma busca, conseguir separar conteúdo útil para ele e discutir esse conteúdo com os colegas. Por exemplo, assim que terminar de abordar a fotossíntese, que tal levar os alunos para pesquisar sobre as teorias da extinção dos dinossauros? Deixem eles tentarem descobrir a possível relação entre o fim dos dinossauros e a fotossíntese…

Já se os alunos tem contato quase que diário com um computador, você pode procurar sites na internet que APLICAM o conhecimento já dado em aula. Joguinhos “biológicos” melhoram a compreensão da matéria! Um ótimo exemplo é o Micro& Gene. Neste site existem joguinhos interessantes, até mesmo para quem já saiu faz tempo da escola/faculdade. Obviamente você pode também fazer a busca citada acima, mas ai sem a obrigação de “inclusão digital”.

Que tal ousar mais um pouco? Agendar um bate papo da sua classe com alguma outra classe do outro lado do país para discutir meio-ambiente seria algo inesquecível! As comunidades de professores no orkut estão ai para isso!

Todos os meus professores de educação física simplesmente davam a bola e falavam “joguem ai”. Não faça o mesmo com seus alunos. Aproveite esse momento junto aos computadores… Além de ajudar no ensino, não esqueça de mostrar para eles que o computador é uma ótima fonte de informação.

Peço ajuda ao fisicomaluco! Talvez ele tenha mais algumas idéias voltadas para a física ou para o ensino em geral! 🙂

“como adicionar 30% na tabela do excel”

Isso não tem a ver com Excel e sim com matemática. Existe um jeito de se adicionar 30% na fórmula, mas se você souber matemática, você saberia que multiplicar a célula por 1,30 dá o mesmo resultado!

Porcentagem ou Porcentagem

“podcast sobre tecnologia móvel”

Bia Kunze

Impossível ele não conhecer a Bia Kunze e seu Pod sem fio, mas não custa passar: http://www.garotasemfio.com.br

(Jabazinho : Meu podcast – http://www.decodificando.com.br)
“trojan no pc o q fazer”

Se você achou um trojan, sugiro:

1- apagar o trojan
2- trocar as principais senhas (email, banco, programas)
3- fechar as portas do firewall. Se não tem firewall, instale um
4- atualize o antivírus e rode em todos os computadores que você tem acesso.

Mas fique tranqüilo!!! O problema não é achar o trojan… O “pobrema” é não achar o trojan… re re re