Resposta: Reconhecendo pilhas falsificadas da Sony
Bom, ontem eu coloquei no ar uma brincadeirinha com 4 tipos de pilhas pedindo para apontar a pilha original.
Existem algumas verdades e algumas ex-verdades para se identificar as pilhas originais. Com certeza podemos citar como verdadeiras as pilhas que:
a- Possui a marca lateral
b- possuem menos de 2300 mAh (já me falaram que lançaram de 2500mAh, mas nunca vi)
Existem outras dicas que não valem mais, como o carimbo HR no polo negativo, já que as falsificadas também possui, e o polo positivo maior nas pilhas originais, que é impossível comparar se você não levar uma pilha original na loja.
Existe também a história de que a Sony não vende pilhas em embalagem de 4. Isso eu não sei informar. Ao meu ver, pelo preço compensa comprar sempre com o carregador, e ela sempre vem com 4 pilhas, e por isso nunca comprei pilhas em blister de 2.
Na minha brincadeira, a pilha 2 é original (pelo menos funcionou como original). A pilha 4, embora não tenha o carimbo lateral, funciona até hoje. Ela é bem mais velha que a de 2100, por isso talvez na época não tivesse a marca lateral, mas todas os outros detalhes batem (o HR menor e o polo positivo maior).
Como para ser falsificada ela tem que ser uma clone da original, a pilha 1 não é falsificada, já que ela é da marca “Cicle Energi” na pilha (RE RE RE RE)
A Pilha 3 durou umas 3 semanas… depois morreu! E ela é BEM pesadinha, ao contrário da pilha 1 que pesa menos que uma pilha normal!
Resumindo: Para comprar pilhas pequenas ( AA ) originais da Sony, verifique o carimbo lateral e se a corrente capacidade da Pilha é menor que 2300mAh.
Ps: Vale a mesma coisa para pilhas palito (AAA). A corrente capacidade máxima é 800mAh. As de 1100 e 1350mAh não são fabricadas pela Sony!
mAh não é medida de corrente, mas de capacidade, se não me engano. É miliampere por hora.
vc tem razão… na hora eu estava na duvida (já que corrente é somente A).
Olha só o que eu achei:
http://www.techzonept.com/archive/index.php/t-111557.html
(…)mAh não é uma unidade de amperagem (ou intensidade de corrente), mas sim uma unidade de capacidade energética.
Ou seja, os mAh indicam-te a energia máxima teórica que a pilha pode armazenar.
mAh/1000 = Ah * 1,2V * 3600s = mAh * 4,32 (Joules)
(subentendido = Amperagem * Voltagem * tempo:1h em segundos = Joules)
Também é uma indicação do tempo de carga: 2500 mAh, carregando a 1,2V e 360mA, demora 2500/360~7h a carregar.
Portanto, quanto maior a capacidade (mAh), mais energia podem armazenar, logo, vai demorar mais tempo até precisares de as carregar outra vez. Por outro lado, vão demorar um pouco mais a armazenar essa energia (maior tempo de carga).
(…)
Corrigido 🙂
O melhor jeito de garantir estar comprando uma pilha original é ir a um estabelecimento que emita Nota Fiscal.Além de outras vantagens ela é a garantia de você estar comprando algo de um estabelecimento idôneo e se tiver algum problema com a mercadoria eles terão que trocá-la.
As Pilhas da Sony são no máximo de 2700 mAh (miliampere hora).
Um jeito fácil de olhas as pilhas falsas é o seguinte:
Elas são Made in Japan na embalagem externa(caixa), na pilha vc verá Made in China.
Essas pilhas da Sony são muito boas, e se colocar num carregador e ficar piscando, ela está sim com problemas.
Hora de descartar.
ótima dica!!! não tinha reparado nessa! Valeu!
mAh é sim uma medida de corrente… “mili” de 1000… assim como 1000 mililitro (1000ml) está para 1 litro… 1000mAh está para 1Ah! 🙂