As agências de publicidade em mídias sociais estão pipocando pela internet, trabalhando com as chamadas “novas mídias” como blogs e sites de relacionamentos. Mas alguém que faz podcast aqui no Brasil em algum momento já recebeu alguma proposta de publicidade? Acredito que poucos.

Os motivos pelos quais essas agências fazem pouco caso dos podcasts são vários. Alguns por não gostarem da mídia, outros por falta de oportunidade, mas acredito que boa parte é por falta de conhecimento na área, principalmente por não terem o hábito de ouvir podcasts!

Macari, Bia Kunze e Alexandre Sena durante o encontro nacional de podcasters 2007

Ricardo Macari, Bia Kunze e Alexandre Sena no Encontro Nacional de Podcasters 2007 - Podosfera se mobilizando

Por isso, resolvi fazer uma lista de alguns bons motivos para as agências de publicidade pensarem em podcasts com mais carinho.

1- A grande maioria dos podcasts são de nicho, ou seja, se o produto anunciado for da área do podcast ou do episódio abordado, as chances de sucesso de divulgação entre os ouvintes são bem grandes (vide episódio sobre serial killers do Nerdcast e o anúncio da 2a temporada de Dexter).

Baixando todos os episódios

Quem gosta sempre acaba ouvindo os episódios mais antigos

2- Diferentemente dos blogs, onde raramente um novo leitor lê os textos mais antigos, boa parte dos novos ouvintes de um podcast sempre ouvem TODOS os episódios anteriores, independente se o podcast tem 10, 50 ou 100 episódios. No meu caso, os únicos blogs que eu li vários textos antigos são o Blosque e o Blog da Garota sem Fio. Já com podcasts, eu posso citar que ouvi todos do Pod sem Fio, Elas Pod, Papotech, Nerdcast e Digital Paper. Também já ouvi vários episódios antigos do Alexandre Sena, Código Livre, Escriba Cafe, Monacast, Rapadura Cast, Guanabara.info, Braincast e do Sérgio Vieira (Impressões Digitais). Simplesmente porque gostei do último episódio e acabei ouvindo os episódios mais antigos, principalmente os “atemporais”. Com isso, a publicidade acaba duranto muito mais tempo.

A fotografa Claudia Regina acaba de lançar seu podcast

A fotografa Claudia Regina acaba de lançar seu podcast

3- A cada dia surgem novos podcasts com especialistas de sua área, como o Click – Podcast sobre fotografia da ótima fotógrafa Claudia Regina. Essas pessoas normalmente já possuem grande credibilidade, tanto na blogosfera quanto em outras mídias sociais. Também a cada dia surge ótimos sites de divulgação de podcasts, como o Podpods (ainda em Beta), Teia Cast, PodVotar e o próprio iTunes

4- Assim como na Blogosfera, existe uma grande variedade de audiência na podosfera, desde os mais modestos, com 500 downloads/episódio, até os de sucesso garantido, com média de 10 mil downloads por episódio. Ou seja, provavelmente existem preços para todos os gostos e clientes.

5- A divulgação de marcas funciona muito bem! Se alguém pedir para eu citar 10 serviços de hospedagem, com certeza 2 seriam citados: “a banda de tráfego do Papotech é um patrocinio da Hospedagem Segura” e “Este podcast está hospedado nos servidores da Brasil Hosting. Hospede seu site aqui também. Brasil Hosting é Brasil!” (by Alexandre Sena).

6- A grande maioria dos usuários de internet já desenvolveram uma certa “cegueira por banners”. Isso (ainda) não acontece com os episódios em áudio, mesmo quando o ouvinte está fazendo outras atividades ao mesmo tempo. Além do mais, em uma vinhetinha de 30 segundos dá para passar muita coisa interessante!

Aposto que muita gente passou batido pelo conteúdo do falso banner acima.

Somente 324 posts na fila! Ou seja, marcar tudo como lido!

Somente 324 posts na fila! Ou seja, marcar tudo como lido!

7- Os leitores fiéis normalmente acessam os conteúdos via RSS, ou seja, raramente visualizam propagandas colocadas no site. Como normalmente eles possuem mais textos na fila para ler, uma propaganda ou um post patrocinado pode simplesmente passar batido. Quando um assinante vai ouvir um podcast, ele já está preparado para gastar um tempo X para se dedicar ao áudio, ou seja, raramente ele pula para um próximo episódio.

Mensagens pedindo o retorno do Papotech

Mensagens pedindo o retorno do Papotech, fato bem comum lá...

8- Campanhas como #voltaablogarfugita mostram a influência que o blogueiro tem com seus leitores, mas isso é um caso extremamente raro na blogosfera. Agora, basta um podcast semanal atrasar um dia que uma avalanche de mensagens inundam a caixa postal do podcaster!

9- A quantidade de pessoas que possuem dispositivos que tocam MP3 cresce a cada dia. A tendência natural é que o número de ouvintes também cresça cada vez mais, principalmente nos grandes centros, onde as pessoas perdem muito tempo se deslocando-se de um lugar para outro.

10- Esse texto deve ter sido um porre para ler, mas tenho certeza que se se eu gravasse um bate-papo com algum outro podcaster, o ouvinte teria uma experiência muito melhor!

Bom, espero que com esse manifesto do Infopod, as várias agências de mídias sociais como a Riot, a Polvora, Cubo, LiveAD, etc olhem com carinho o mercado de podcasts! É claro que não vai ser por causa deste texto que as coisas vão mudar, mas tomara que, pelo menos, eles fiquem sabendo que existe uma podosfera Brasileira louca para receber propostas!

o Sergio Vieira também ouve o podcast Decodificando

o Sergio Vieira também ouve o podcast Decodificando

Ps: Um comentário do Sergio Vieira no Twitter resume bem o descaso em relação a podosfera, até mesmo quando o SBT faz um programa inteiro sobre novas mídias:

@macari aposto que não vão falar uma vírgula sobre podcasting…

Dito e feito. Infelizmente…