O computador e a aposentadoria dos meus pais
Por causa da diabete, minha mãe começou a ler vários livros sobre a doença. Só que eram livros da década de 80, e eu sabia que muita coisa tinha mudado de lá para cá. Então comecei a imprimir alguns textos da Internet para ela ir lendo aos poucos.
Pronto! Foi paixão a primeira vista! Usando o método “Mexa a vontade, se destruir eu arrumo” que eu usava quando dava aula para as crianças, a minha mãe perdeu o medo inicial de mexer no computador e passou a buscar os textos sobre diabetes sozinha.
Isso até o dia que ela entrou em um site com uns arquivos “mids” bem vagabundinhos, e descobriu que era possível ouvir músicas no computador (olha que eu ouço músicas no computador todos os dias). Depois achou a rádio UOL, descobriu os MP3, e assim foi (não, ela não descobriu o Kazaa AINDA).
Então resolvi ensinar como utilizar o Email e o Messenger para ela tentar entrar em contato com a parentada do Japão. Só que, apesar de toda tecnologia de lá, meus tios não tinham costume de acessar a Internet. Obviamente algumas ligações da minha mãe explicando as maravilhas da Internet foram suficientes para a família dela entrarem em contato via MSN! Como a coisa estava ficando avançada, comprei um computador novo para mim e deixei o meu para a minha mãe…
Depois disso tudo meu pai começou a achar interessante toda essa “articulação” da minha mãe e resolveu aprender também! Montei um Pentium 3 velho, peguei um monitor que eu tinha encostado e montei um 3º computador. Transformei a casa numa lan house!!! Minha mãe ficava em um jogo on line com seus novos amigos virtuais enquanto meu pai ficava lendo notícias nos jornais on line japoneses!
Por que eu escrevi esse post? Hoje a minha conexão está uma porcaria!!! Qualquer coisa que eu acesso demora uma eternidade para carregar! É que a minha mãe descobriu o Youtube, passou o endereço para o meu pai e agora os 2 ficam vendo vídeos japoneses do arco da velha. Cada um em seu computador, obviamente, já que ninguém abre mão da sua indivualidade!!!
E enquanto eles não desligam, eu fico escrevendo esse texto no Word mesmo….
[editado] Meu Deus… Minha mãe tem 3 contas diferentes para jogar o mesmo jogo, só para ela jogar em grupos diferentes!! [/editado]
Pingback: hectorlima.com :: INCLUSÃO DIGITAL EM CASA :: September :: 2007
Olá, meus pais também descobriram as maravilhas da internet recentemente 🙂 É engraçado de ver, né? A internet mudou as nossas vidas completamente em muito pouco tempo, mas ainda existem muitas pessoas de fora dela (não só por motivos financeiros).
Uma dúvida: no seu glossário nihongo-> português, como se lê os kanji da segunda linha? Ainda tenho muito o que aprender! LOL
Abraços
Vou perguntar par aa minha mãe!!! rs rs rs Ela que escreveu… Seria o “mostra” (exibir)?
hauhauhauahua
por essas e outras ecito ensinar minha mãe… mas tá chegando a hora dela aprender….
SENSACIONAL! hehehehe
Minha mãe usa o GMail dela para mandar correntes aos parentes…hehehe