Já tive vários textos meus plagiados/copiados, mas depois do BOOM de posts “CTRL+C CTRL+V*” na blogosfera somente hoje que alguém copiou um texto daqui do Infoblog (Como descobrir se uma fotografia é montagem). Dai veio a idéia desse post!

Antes de mais nada, o importante é você entender a diferença de plágio e cópia não autorizada. Isso foi abordado por mim, pela Amanda e pela Dani Toste no episódio 9 do Podcast Decodificando. Resumidamente, plágio é você copiar um texto de alguém e assumir a autoria na cara dura. Cópia não autorizada é quando um texto é protegido pela lei dos direitos autorais e você o publica sem a autorização do autor, mesmo linkando o post original.

Plágio novo - antes e depois

São vários motivos para você não plagiar ou não utilizar um texto sem a autorização do autor:

1- O autor do texto original sai perdendo muito, pois terá que dividir o número dos visitantes oriundos dos mecanismos de buscas com o texto copiado;

2- Páginas idênticas diminuem o ranqueamento do Google, ou seja, posts semelhantes tendem a ficar para trás;

3- Qualquer mecânismo de Monetização (principalmente o Google Adsense) EXIGE que o conteúdo onde a propaganda aparecerá seja ORIGINAL. Basta ler o regulamento:

Material protegido por leis de direitos autorais

Os editores de sites não podem exibir anúncios do Google em páginas que apresentam conteúdo protegido por leis de direitos autorais, a menos que tenham os direitos legais necessários para exibir esse conteúdo. Para obter mais informações, consulte nossa política DMCA.

(retirado do regulamento para utilização do Adsense)

4- Blogs que são descobertos com conteúdos não originais rapidamente caem em descrédito.

5- O autor original pode ter demorado 3 horas para escrever o texto, e o copiador leva 3 segundos para colocar no ar o mesmo texto;

6- É crime (esse é o motivo principal).

(abaixo o texto que eu enviei no meu 1o caso de copia de post)

Aviso ao copiador

Mas se você leu AQUELE super texto e acha que todo mundo tem que ler também, segue uma receita de como você deve proceder para evitar maiores problemas:

1º- Caso você queira publicar o texto por inteiro, entre em contato com o autor do texto. Se os outros conteúdos do seu site/blog/portal for relacionado com o assunto a ser copiado, existe grandes chances do autor liberar a divulgação do texto.

2º- COMECE o texto deixando bem claro que o texto foi retirado da página ABC e que foi gentilmente cedido pelo autor. E não esqueça de linkar o autor (o endereço principal) e o endereço do post! Veja o exemplo abaixo:

Esse texto foi originalmente escrito no “Blosque – Blogando por dinheiro…. com inteligência” e sua utilização nesse blog foi gentilmente cedido pela Nospheratt.

3º- Acrescente algum conteúdo útil depois do final do texto. Concorde, discorde, acrescente algo… Faça qualquer coisa, afinal a diferença entre o post original e o seu post está justamente na sua opinião. Se não for opinar, simplesmente coloque um link do texto.

4º- Se o conteúdo a ser copiado possuir imagens, salve TODAS elas em seu servidor e utilize-as em seu post. Banda custa $$$, e você não vai querer dar prejuizo ao autor original do texto, certo?

Fazendo tudo isso, todo mundo poderá utilizar os textos dos outros sem maiores problemas jurídicos. Embora pessoalmente sempre preferi não utilizar o texto inteiro do autor original, e sim utilizar referências como “Estava lendo o excelente post do Inagaki sobre a proibição do Counter Strike no Brasil e pensei como a justiça bla bla bla bla bla… ” , e é isso que eu realmente recomento a todos!

Colando o Dia de Folga no Infoblog

(foto: colando o Blog “Dia de Folga” no Infoblog)

* CTRL+C CTRL+V são respectivamente os atalhos do computador para Copiar e Colar. No caso dos blogs significa copiar o texto original e colar em algum outro blog.