Eu ODEIO spam!!! Eu recebo em média umas 400 mensagens por dia que são barradas na minha caixa de entrada graças aos filtros da Dreamhost e do ThunderBird.
Só que fui alvo de críticas no post “Salvando Scraps + Identificando placa de rede e como enviar spam” onde no final eu mostrei um lugar para ninguém conseguir identificar o spammer depois de ele enviar as mensagens!! Segundo alguns leitores, enviar propaganda não necessariamente é enviar SPAM!
Bom, o termo correto dentro do mundo corporativo é “Mala Direta”. E para você não transformar sua mala direta numa propaganda com cara de “SPAM”, você tem que seguir algumas dicas que EU considero essenciais!
1- Se você não conhece a pessoa ou a empresa que vai receber a mensagem, em primeiro lugar entre em contato diretamente por telefone! Faça uma breve apresentação da sua empresa e de seus produtos e no final, se o cliente estiver interessado na sua empresa, pergunte se ele gostaria de receber maiores detalhes via email.
2- Comece o email sempre com “Caro sr. ABC, conforme solicitado estou enviando bla bla bla” ou algo parecido.
3- Evite arquivo anexado! Se tiver que enviar, não mande arquivos do word ou powerpoint. Dê preferência ao PDF.
4- Coloque uma mensagem abaixo perguntando se ele se interessa em receber novas mensagens. Se ele quiser receber, ele TEM QUE TE AUTORIZAR!
5- Muitas vezes você tem que mandar a mesma mensagem para várias pessoas! NÃO UTILIZE O BCC!!! Programas como o Outlook possui programas de mala direta onde ele envia um e-mail de cada vez com seu remetente! Além disso, ele pode colocar um cabeçalho personalizado para cada cliente!
6- Obviamente falei acima para não utilizar o BCC. Não preciso nem dizer que colocar todos os emails no CC ou no TO pode, além de queimar o filme da sua empresa, mostrar concorrentes ou outros clientes que você demorou séculos para fidelizar!
7- Se for enviar emails em HTML, coloque as imagens em um servidor. Não envie elas anexadas DE MANEIRA ALGUMA!
8- Se Puder, ligue no dia seguinte para a pessoa para confirmar o recebimento de email! NÃO UTILIZE aquela função de confirmação de mensagem!!!
9- Antes de enviar a mensagem para o cliente, envie ele para você mesmo e abra-o em diversos programas de email para ver se tudo está OK. E sempre mande uma versão TXT junto (os programas de emails tem essa opção). Vai saber se o seu cliente utiliza PINE para ver emails!
10- Deixe sempre um email para “descadastrar” o recebimento da Mala Direta!
Acho que fazendo tudo isso você não estará enviando um SPAM e sim uma “mala direta”.
Ah!!! E NÃO ABUSE!!! 2 mensagens por mês é o suficiente.