Nesses próximos dias, a internet será infestada de páginas falando do lançamento do Google Chrome, testes comparativos de velocidade e navegabilidade dele com Internet Explorer 8 e com Firefox 3, etc e tal. Mas se você é daqueles que sempre senta no mesmo sofá em jogo do Brasil em Copas do Mundo ou daquelas que sempre passam o réveillon de branco, o Infopod realizou para você a comparação mais relevante dentre estes 3 navegadores: Qual o que dá mais sorte?

Jonny Mercado

Jonny Mercado testa a sorte dos navegadores

Para isso, escolhi uma Missão Impossível: Comprar os ingressos do show da Madonna[bb] pela Internet. Acessar a página de compra está tão difícil que basta fazer uma busca por “madonna” no twitter para ver a avalanche de reclamações. Esta avaliação começou exatamente a 0hr e terminou às 4:22 da madrugada com a chegada do email de confirmação da compra! O teste foi feito da seguinte forma: Firefox 3, com 10 abas abertas, Internet Explorer 8 Beta 2 com 4 abas e o Google Chorme (ver o lançamento site do Cris Dias)com somente 2 abas. Como o que está em estudo foi o quesito “sorte”, tanto faz abrir 1 ou 100 abas! Também foi levado em consideração que tanto o IE8 quanto o Google Chorme são betas, e vai que de repente eu não conseguisse comprar meu ingresso. 1ª etapa – Conseguir abrir a página que leva aos servidores: Neste quesito o Firefox ganhou. Depois de uns 5 minutos carregando, ele conseguiu abrir a página exibindo os servidores em 4 das 10 abas. O teste foi interrompido, já que o que eu precisava era das URLs para conseguir comprar os ingressos.

Servidores carregaaaaaando

Servidores carregaaaaaando

2ª etapa – Abrir a página de compras: Aqui também com vantagem a favor do Firefox. 3 das 10 abas (cada uma com uma url diferente) abriram a página de compra, e depois de uns 5 minutos esperando o maldito ajax carregar as opções, cheguei ao final da compra.

Depois de uma eternidade, consegui abrir a página de busca

Depois de uma eternidade, consegui abrir a página de busca

O Internet Explorer mostrou que também tem sorte, já que conseguiu abrir a página de compra em uma das abas. Já o Google Chorme decepcionou! Não abriu a url de compra mesmo depois de uns 10 minutos “carregando”. 3ª etapa – Fazer o cadastro: Essa eu fui muito burro!!! Eu esqueci de fazer o cadastro no site alguns dias antes para não sofrer com isso. E essa parte foi a mais demorada, com direito a milhares de F5 sem sucesso. O maior problema é que o cadastro é grande e, na primeira falha do Ajax, aparentemente o sistema não consegue mais enviar o formulário, necessitando preencher tudo de novo! Nesse ponto aconteceu a primeira desistência. 40 minutos depois, lá pelas 3 da manhã, retomei as tentativas e eis que o Google Chorme conseguiu abrir enviar o formulário! 4º etapa – Confirmar o cadastro

Maldita confirmação de email que não abria

Maldita confirmação de email que não abria

Malditos sistemas de confirmação de cadastro. Somente depois de 10 minutos e diversas tentativas em todos os Browsers, o Google Chorme conseguiu que um dos servidores autenticasse o cadastro. 5ª etapa – Comprando o ingresso novamente

Dani Koetz deu a dica: Servidor da sorte

Dani Koetz deu a dica: Servidor da sorte

Já que estamos falando de sorte, acabei usando o “servidor da sorte” que a Dani Koetz conseguiu comprar o dela. Aparentemente, como ninguém conseguia passar da etapa 1, entrar na página de compra novamente foi mamata! Fiz a compra pelo Google Chorme, entrei com meu login e senha recém ativado e pronto! Fiz o pagamento no site da Visanet e fui redirecionado para a página de confirmação de pedido! 6ª etapa – Página de confirmação de pagamento Como a coisa voltou para os servidores da Tickets for Fun, a coisa voltou a ficar ruim novamente. Nenhum dos navegadores abria a URL da Visa (e eu nem sabia se poderia ser fora da janela que efetuou a compra). O primeiro navegador a dar sinal de vida no servidor foi o Internet Explorer. Ele mostrou uma página de erro de servidor (ou seja, baleiou

).

A Madonna está em forma, mas o servidor, uma baleia

A Madonna está em forma, mas o servidor, uma baleia

Após isso, várias páginas no Firefox começaram a apresentar um outro erro!

Está explicado!!! O servidor não é Apache!!

Está explicado!!! O servidor não é Apache!!

Mas… eis que… o Firefox abre uma página em BRANCO (um erro diferente), e nesse exato momento mágico, chega a mensagem de confirmação da compra na minha caixa postal!!!!

Consegui comprar!!! EHHHHHHHHHH

Os ingressos vieram com cadeiras marcadas!!! Obviamente isso não vai servir para nada!

Conclusão: os 3 navegadores conseguiram participação em fases importantes, mas tanto o Google Chorme quanto o Firefox conseguiram abrir as páginas nos momentos mais críticos! Como a parte de cadastro foi a área mais tensa e o Chorme foi o único que conseguiu abrir depois de umas 40 tentativas, a partir de agora só vou conferir o resultado da Mega-sena diretamente no navegador do Google. Ele leva o Prêmio Infopod de Navegador mais sortudo!