220V X 110V
Vou inaugurar uma categoria nova que vai se chamar “Hoje eu descobri que…”. O nome é auto-explicativo.
Outro dia estava arrumando o micro da sra Gianninna (um Mac em Italiano) e enquanto instalava o Office, ficamos falando sobre eletrônicos na cozinha até a hora que ela me perguntou “Mas por que algumas cidades tem tomada 220V e outras 110V? Qual a vantagem de uma e de outra?”. Eu não sabia a resposta.
Hoje eu perguntei para o Fábio. Segundo ele, é meramente histórico… Na hora da instalação de luz na cidade, o administrador escolhia qual usar…
A vantagem é porque no 220V você pode gerar a mesma potência só que com menos corrente. Logo, menos corrente permite fios com diâmetro menor!! UIA… por que não tinha pensado nisso antes?? Me lembrou as aulas de física no colegial. Se P=V*i, aumentando a Voltagem, a corrente é menor (e o consumo também).
Ou algo do tipo…
hm, onde será que eu vi um nome de categoria parecido? 🙂 De qualquer forma, sempre legal descobrir coisas novas.
RA!!!
Acredita em convergencia adaptativa??
Eu não tinha visto!!!
Ou talvez tinha lido e aquilo ficou na minha mente sem eu perceber… rs rs rs
It is a very interesting story. Thanks!
hehehe…Legal!!!
Já viu essa…
http://www.meiobit.com/10_coisas_odiosas_na_hora_de_arrumar_hardware
Parabéns!!!
Meio-bit por Carlos Cardoso!
O consumo em 220 não é menor não, pelo menos segundo meu raciocínio (q nem sempre acerta…):
A potência é o q chamamos popularmente de “consumo”. Para se ter ter, por exemplo um chuveiro 110 e outro 220 aquecendo a água em uma mesma quantidade de calor, é neceesário uma mesma potência, ou “consumo” (pois potência é a energia gasta por unidade de tempo, ou seja, quanta energia elétrica virará energia térmica para aquecer a água em determinado tempo, 1 segundo por exemplo). Isso você mesmo afirmou mantendo o P da fórmula inalterado, ou seja, o mesmo “consumo”
Douglas, o que o Jonny falou está absolutamente correto. O cálculo da corrente se faz assim: Corrente é igual a Potência dividido pela Tensão. Como você disse, a potência tem que ser a mesma, mas com a variação da tensão (220/110) irá alterar a corrente para mais ou para menos. Ou seja, quanto menor a tensão, maior será a corrente.
Douglas… realmente voce esta correto! a corrente utilizada sera menor na tomada 220V, mas eu esqueci que a unidade de cobranca de energia eh kW/h, ou seja, a potencia…
Entao tanto faz se for 110 ou 220… no final o que eh cobrado eh a potencia, que eh calculado como o Anny Rose disse.
Valeu pela correcao!(o texto esta sem acento pois estou usando um teclado japones)
O consumo em KW é o mesmo em 110V ou em 220V, vejam como exemplo o chuveiro elétrico:
Existem modelos que funcionam com 110V ou 220V.
Sabemos que a resistência do chuveiro (ou qualquer outra) não se altera se variarmos a tensão aplicada nela. Sabemos que a tensão é dada por:
U=R.I, Onde U=Tensão; R=Resistência e I=Corrente.
Sabemos que a Potência é dada por: W=U.I, Onde W=Potência; U=Tensão e I=Corrente, logo I=W/U. Portanto, para cada tipo de tensão, precisamos de resistências de valores diferentes para obter a mesma potência. Pela fórmula anterior vemos que somente a corrente é aumentada em 110V. Concluimos, então, que o Consumo em Kilwatts é o mesmo, porém numa instalação elétrica, as bitolas dos fios em rede 110V precisam ser maiores. Logo o gasto com fios e tomadas serão maiores.
além da vantagem de menor custo de fios, você tem menor consumo de corrente, podendo assim ligar mais aparelhos elétricos sem sobrecarregar os disjuntores ou fusíveis da caixa de luz.
Estou fazendo um curso de eletroeletrônica no SENAI e aprendi que a tensao(V) é diretamente proporcoional a corrente(I).
Ou seja aumentando a tensao(V) aumentara a corrente(I), mas se a corrente em 220V e menor que a de 110V. Se V=R.I, uo seja, aumentando a tensao se aumenta a corrente proporcionalmente.
me expliquem
Wellington
É simples: V=R.I , aumentando a tensao(V) aumentara a corrente(I). PERFEITO!
Agora vá a uma loja para comprar uma resistência para seu chuveiro. A primeira coisa que o atendente irá te perguntar é: Para 110V ou 220V? .. Ou seja a “carga” tbm muda! para equipamentos que funcionam em 110V ou 220V.
Abçs.
Wellington:
o que se quer é que uma potência seja suprida ao aparelho, seja ele em 220v ou 110v.
P = V * I
P220 = V220 * I220
P110 = V110 * I110
P220 = P110 ( potência de um aparelho em 220v é igual a um aparelho em 110v , por exemplo: tenho um aspirador de pó bivolt que consome 1200W tanto em 110 como em 220v )
V220 * I220 = V110 * I110
mas sabemos que V220 = 2 * V110 ( pois temos que 220v é o dobro de 110v )
logo:
2 * V110 * I220 = V110 * I110
2 * I220 = I110
ou seja, a corrente que se passa em 110v (I110) é o dobro da que se passa em 220v (I220)