Dicas de como ser bem atendido pelo callcenter
Acho que estou na lista das pessoas que mais utilizam callcenters no mundo! E com o tempo acabei desenvolvendo uma tática que tem melhorado bastante o meu atendimento. Ai vai:
1- Anote o horário que começou a ligação;
2- Anote o caminho da ligação (digite 2… digite 4). Numa 2a ligação será mais rápido;
3- Anote o nome do(s) atendente(s);
4- Seja educado e bem humorado no início…
5- Se é para reclamar alguma coisa, não deixe de mencionar a frase “Eu sei que a culpa não é sua, mas quero que entenda o meu lado”, e mostre-se BASTANTE insatisfeito, mas com educação.
6- Peça o número de protocolo e anote juntamente com os outros dados;
7- Ao desligar o telefone, anote o horário;
8- Se tiver que ligar pela 2a vez, não perca tempo explicando. Fale somente o que você quer, que já foi atendido X vezes, cite o nome de todos os atendentes e o dia (se for em outro dia) ou o horário (se for na mesma hora) e o principal, ENFATIZE o número do protocolo!
Se for a 3a ligação e se eles ainda não resolveram seu problema, tente encaixar a palavra “Procon” ou “Anatel” sempre que possível.
Obs: Se você estiver cancelando alguma coisa, antes de eles começarem a insistir, já solte o bordão “Estou de mudança para *algum lugar onde não existe o serviço*” ou “Já assinei com a *concorrente* e estou ligando para cancelar o serviços de vocês”.
Obs2: Se for ligar para obter suporte, não perca tempo explicando detalhadamente tudo o que está acontecendo para o suporte de primeiro nível (1o atendente). Eles normalmente só sabem responder “Você já reiniciou o Windows?” ou “já tenou reiniciar o celular?”.
Obs3: Na foto acima, quantas pessoas realmente sabem o que estão fazendo?
(resp: as 4 pessoas que estão de pé (supervisores)… o resto é tudo suporte de 1º nível)
Obs4: Se o seu problema é o pessoal de telemarketing, leia este post:
Como se livrar do vendedor de telemarketing
editado: Não é que 100% dos atententes de 1º nível não sabem de nada. Mas os poucos que sabem só podem fazer o suporte básico.
Excelentes dias…
Esses dias fiquei maravilhado. Comprei um chip e quando fui cadastrar gastei apenas 30 segundos.
Lembrei da ultima vez que tiver que cadastrar, levei mais de meia hora! 🙁
Dessa vez nem foi necessário falar com atendente! 😀
Ligar para callcenter é um suplício e redundante. Exemplo: liguei para a minha operadoras e no processo de ser encaminhado para um atendente tive de discar o meu número. Quando sou atendido, a primeira pergunta é: poderia me informar com o seu número com ddd? sério…e quando você questiona o processo, a justificativa magna é que são as normas da empresa.
o único call center que pedem para discar o número e depois já atendem chamando pelo nome sem ao menos perguntar quem é é a Visanet (atendimento comercial).
O resto parece que é somente para “enfeitar”… A Vivo é expert nisso!!!
(pelo menos agora ele já fala o telefone sem precisar discar)
Realmente ter que se submeter à “ajuda” de telemarketing é um sufoco. Perco a paciência na maioria dos casos. Vou lembrar de suas dicas na próxima oportunidade.
PS: Já visitei o seu blog a alguns dias e já baixei o pod, acho que o primeiro episodio, só não ouvi ainda kkk
Ouvirei em breve e comentarei.
PS2: Só para lembrar do feedmod da CBN. Abraços
Ridicula estas infomacoes ja trabalhei com telemarketing e nao funciona desta forma . Independente se a pessoa esta falando com a primeira pessoa ou ja falou com 5 existem prazos para analises e se o cliente falar a palavra PROCON nao doi nem um pouco para a empresa. Cliente esperto procura o procon diretamete e nao avisa a empresa para a mesma ficar com medo dele. Pense nisso geralmente as empesas de telemaketing tem razao, existem prazos, metas e pessoas treinadas para fornecerem informacoes conforme regras da empresa.
“…pessoas treinadas para fornecerem informacoes conforme regras da empresa.”
Normalmente essas regras não satisfazem o Cliente e sim a empresa. São regras para atingir os objetivos da empresa.
Conheço várias pessoas que trabalharam com telemarketing e todas elas dizem as mesmas coisas.
“Nós temos metas! Pra vender isso, passar X tempo com o cliente, fazer X propostas ao cliente, etc, etc, etc. Mesmo que o cliente saiba o que ele quer, os atendentes são obrigados a tentar convencer o cliente de alguma coisa. E isso é chato pra caramba!!!
E realmente existem pessoas treinadas! A seleção é humilhante!!! O treinamento é cansativo! O resultado são pessoas com uma unica coisa na cabeça: Atender primeiro os objetivos da empresa! Depois ver o cliente!
PS: Existe responsáveis pelas equipes de telemarteking que fazem escutas das conversas, o que as vezes reprime o atendente de fazer algo fora da sua listinhas de ações previamente dedfinidas!