A primeira aula de física é sempre igual para todo mundo! O professor começa com cinemática, e faz aquela famosa pergunta: “Neste exato momento, você que está ai sentado na carteira, está parado ou em movimento?“. Foi nesse exato momento que eu aprendi que a primeira resposta de uma pergunta desse tipo é “DEPENDE”! Para alguém do meu lado, estou parado! Para alguém em um avião, estou em movimento.

Se um vendedor de carro te oferece um carro popular, uma versão “pickup” do mesmo carro ou uma versão “fiorino”, qual você escolhe?

DEPENDE!!! Se for para você ter em casa, para família é uma coisa. Se você tiver uma moto para levar para cima e para baixo, é outra! E se você trabalha com serviços de entrega, é outra!

Qual dos 2?

Pergunta: Jonny, você trocaria seu HTC Touch pelo LG Renoir? Reposta: DEPENDE! (foto: Jonny Ken)

A mesma coisa vale para celulares! Existem diversas categorias de aparelhos. Existem celulares simples, para empresários, para fotógrafos, para internautas, para gamers, para ouvintes, etc. Mas boa parte dos twitts que eu vi durante o final de semana que aconteceu o lançamento do LG Renoir não entendiam esse conceito.

Mas, e ai? Então o LG Renoir é feito para quem?

É INEGAVEL que o que mais chama a atenção deste celular é a câmera, e ela aproveita MUITO bem o touchscreen para ferramentas como focalizar determinado ponto, trocar de configurações (definição, vídeo X foto) etc e tal. Mas para o resto das opções do celular, um simples “joystick” resolveria. Ou seja, uma pessoa que quiser mudar para um celular touch, eu acho que o Renoir não deve ser a primeira opção.

opções de teclado do Renoir

2 opções de teclados touch- Bom, mas longe da usabilidade do iPhone (fotos: Jonny Ken)

Ele também não é ideal para quem vive de escrever textos na internet (blogar, mandar email, twittar com freqüência, etc). Usar o teclado na horizontal pode até ajudar muito, mas é praticamente inviável escrever um texto com mais de 140 caracteres rapidamente! Neste caso, o ideal é um celular/smartphone com teclado QWERTY.

Para quem não vai assinar banda larga 3G, não ter internet disponível em qualquer lugar vai tirar 90% da graça do Renoir. Mesmo tendo a possibilidade de usar wi-fi, pelo preço dele e sem 3G, eu prefiro comprar uma boa câmera digital de R$500, economizar $$$ e ficar andando para lá e para procurando algum computador para subir fotos.

Conector LG Renoir

Conector tudo em 1 – força, dados, fone? Odiei! (foto: Jonny Ken)

Também não considero um celular muito bom para ficar ouvindo áudio ou ver vídeos. Embora tenha som “Dolby”, rode DivX e converta facilmente arquivos do computador para passar no celular, assistir um filme inteiro pode fazer com que a bateria se torne insuficiente para manter o celular funcionando o resto do dia! Para isso, eu sempre fui a favor de um dispositivo isolado (um iPod ou algum player genérico). Mesmo porque o plug que carrega a bateria, conecta o fone de ouvido e transfere arquivos via USB é o mesmo, ou seja, não dá para usar o fone e carregar o celular ao mesmo tempo. O fato de ele ter um conector proprietário para o fone de ouvido também é um outro fator contra, já que um reserva provavelmente custe o olho da cara e deve ser difícil de encontrar (não encontrei o do HTC Touch em lojas até hoje).

Nick e o Renoir

Nick Ellis, Apple fanboy assumido, se divertindo com a câmera do Renoir (foto: Jonny Ken)

Quem vai comprar o Renoir e ficar feliz da vida?

Eu acho que o perfil perfeito para o usuário do Renoir é aquele que acessa a internet vez ou outra no celular para ver emails (não necessariamente para respondê-los), vai acessar sites para, por exemplo, ver quais filmes está passando no shopping x naquele exato momento, pretende assinar banda larga 3G tanto para usar no celular como usar como modem (não sei se as operadoras liberam esta opção) e, principalmente, adora fotografar mas nem sempre pode andar com uma câmera para cima e para baixo. Com a vantagem de poder enviar a foto na hora! Se você se encaixa nesse perfil, perfeito.

Grosseiramente falando, ele bate fotos e filma muitississississimo bem. O resto é “brinde”, ou seja, para as outras funções eu conheço celulares melhores. Mas você precisa muito destes extras? Não? Então o Renoir é uma ótima opção.

Review LG Renoir KC910 / KC910q

1- Fotos feitas do novo LG Renoir KC910
2- O LG Renoir é para você?
3- Review completo (acredito que suba até sexta)